logotype

Bebidas Quentes e Geladas

Todos os tipos de Bebidas, se você quiser publicar alguma receita nos envie

 BEBIDAS QUENTES

MOÇA DA ROÇA

 

INGREDIENTES

2 Latas de milho verde escorridas
1 Lata de leite condensado
2 Latas de leite (use a lata de leite condensado como medida)
Canela em pó a gosto

PREPARO

Faça um suco de milho, batendo o milho verde no liquidificador com duas xícaras de chá de água. Passe o suco pela peneira.

Numa panela, junte o suco de milho, o leite condensado, o leite e a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver.

Coloque o suco em canecas, polvilhe canela em pó por cima e sirva.

Sirva bem quente.

MOÇA MULATA

 

INGREDIENTES
1 Lta de Leite Moça
3 Vezes e meia a mesma medida de leite
2 Cascas de canela
1 Tablete de chocolate meio amargo (200g)
Noz-moscada a gosto
PREPARO
Bata no liquidificador o Leite Moça, o leite e leve ao fogo para ferver com a canela, mexendo de vez em quando. Assim que iniciar a fervura, abaixe o fogo e adicione o chocolate meio amargo picado, mexendo até derreter completamente. Retire a canela, distribua a chocolatada em xícaras e polvilhe a noz-moscada.

MOÇA CAIPIRA
 

INGREDIENTES
1 Colher (sopa) rasa de açúcar
1 Tira de casca de limão
3 Cravos da índia
2 Xícaras (chá) de aguardente
1 Lata de leite condensado
Metade da mesma medida da lata de água
1 pedaço de gengibre sem casca em rodelas (cerca de 30 g)
PREPARO

Numa panela média, derreta o açúcar; junte as rodelas de gengibre, a casca de limão e os cravos. Adicione a aguardente e deixe ferver por uns 2 minutos. Coe e bata no liquidificador com o leite condensado e a água. Volte na panela e aqueça sem deixar ferver (pois derrama da panela).

Sirva bem quente.

GEMADA DE CONHAQUE

 

INGREDIENTES
2 Gemas
2 ou 3 colheres (sopa) de açúcar
1 Xícara (café) de conhaque
  Noz-moscada ralada.
PREPARO

Bata numa tigelinha (ou xícara de consomé) as gemas e o açúcar, até esbranquiçar. Esquente numa panelinha o conhaque, sem deixar ferver. Vá juntando o conhaque quente aos poucos e mexendo a gemada, para não cozinhar a mistura da gema. Polvilhe com noz-moscada a gosto e sirva bem quente.
Obs: Querendo uma gemada menos forte, junte um pouquinho de água ao conhaque, antes de levá-lo ao fogo.

Esta bebida é uma espécie de champanhe doméstico, preparado das mais diferentes maneiras, chegando-se a enterrar as garrafas, depois de hermeticamente fechadas, para que a fermentação seja mais perfeita.

O VERDADEIRO QUENTÃO

 

INGREDIENTES
1 Litro de pinga
4 ou 5 limões cortados em rodelas
1 Mãozinha de gengibre cortado em pedaços
3 ou 4 cravos
2 ou 3 paus de canela
1 Copo de açúcar (ou pouco mais)
1 ou 2 copos de água (conforme você queira o quentão mais forte ou mais fraco)
PREPARO

Misture tudo numa panela e deixe ferver. Coloque depois numa chaleira, preferivelmente de ferro, à moda antiga. Deixe na beira do fogão - ou da fogueira - para conservar o calor. Sirva em tigelinhas de louça ou barro.

GENGIBIRRA DE ABACAXI


4 abacaxis grandes
7 litros de água
2 quilos de açúcar
25 a 30g de gengibre
PREPARO
Lave muito bem os abacaxis, descasque-os e bata sua polpa toda no liquidificador, com 2 litros de água. Corte as cascas - que já deverão estar bem limpas - em pedaços pequenos e junte à primeira mistura de abacaxi e água. Adicione o açúcar, tampe e deixe durante 24 horas no verão, e 48 horas no inverno.
Coe tudo por peneira e depois passe por guardanapo molhado. Engarrafe o líquido com auxílio de um funil e, em cada garrafa, junte um pedacinho de gengibre descascado. Arrolhe muita bem. Derreta um pouco de cera bruta numa panelinha e mergulhe aí as bocas das garrafas, para fixar melhor as rolhas. Guarde as garrafas deitadas, em lugar seco e escuro, mas consuma logo a bebida, pois o excesso de fermentação poderá fazer a rolha saltar sozinha (15 a 20 dias é o máximo, para guardar.)
Gele bem o Gengibirra antes de servir, simples ou como base de certos ponches de frutas, ou ainda misturado com água e açúcar, como refresco.

 

2018  Casa dos Violeiros