logotype

Agnaldo Ricardo Dias

Compositor, Violeiro e Advogado.

Vencedor do Desafio de Violeiros

 

Nascido na Fazenda dos Bragas, Caeté, MG em meados da década de 70, Agnaldo Ricardo Dias, ou simplesmente Agnaldo Violeiro, mudou-se para Pirapora, MG em 1994. Mais tarde mudou-se para a cidade de Patos de Minas onde se graduou em Direito em 2003. Na bela capital nacional do milho foi presidente do Clube de Tiro Tiropatos e teve seu primeiro contato com a viola caipira. Foi aluno de Tião Vigário, renomado folião, folclorista e violeiro. Recebeu lições também de Tião dos Dinos. Iniciados os estudos, mais tarde teve lições de viola caipira com Simone Sperança, Cleber Vianna e Junior da Viola. Sua influência vem do saudoso Teixeirinha, sendo este o maior destaque na sua infância e, como não poderia deixar de ser, foi encantado pelo batido da viola do mestre Tião Carreiro. Radicado em Goiânia desde 2006, naquela capital teve a oportunidade de conhecer André e Andrade, cultivando, desde então a amizade destes que representam solidamente a música caipira no Estado de Goiás. Embora seja Advogado por profissão, não abandona a música raiz e as coisas do mato. Uma das suas maiores paixões revela-se nos braços da viola. Seus versos são inspirados na lida do homem do campo, envolvendo suas aventuras, paixões e tradições caipiras. É isso que procura retratar em suas composições. Como herança dos tempos de atirador e das saudáveis convivências em Patos de Minas, ficou o gosto pelas caçadas, pelas trilhas de jeep e considerando sua raiz caipira, desponta forte o gosto pelos rodeios, tanto que até bem pouco tempo ainda montava uns touros bravos por aí. Agnaldo Violeiro tem como princípios a boa vivência, a fé e o temor a Deus, o apego à família, célula mater da sociedade, a amizade e o respeito aos semelhantes. Como valores: o trabalho, a observância às leis e a certeza de que podemos ser melhor a cada dia, revendo nossa conduta, fazendo a nossa parte e contribuindo para que o nosso próximo faça a dele. Dessa forma acredita que faremos do mundo um lugar melhor para se viver.

Tem por paixão, como ele mesmo diz; a Viola, arte marcial, rodeio, forró e mulheres sinceras.  Como hooby pratica Caça esportiva de forma consciente e legalizada, gosta de Cavalgar,rodeio e Fazer Trilhas de Jipe, de quebra diz gostar de montar uns touros bravos de vez em quando.

 

Agnaldo Violeiro, sagrou-se  Campeão do Segundo Desafio de Viola do Rosolen da Casa dos Violeiros.  Título de significante importância uma vez que o disputou com violeiros de primeira linha.  Advogado por profissão e caipira por devoção. A vida do campo o inspira a compor suas lindas músicas que o eleva a outros planos espirituais.

2018  Casa dos Violeiros