logotype

Violeiros Matutos

www.violeirosmatutos.com.br

 

 

Violeiros Matutos é um grupo de cantores e violeiros formado em 2002, com dois CDs gravados: Violeiro Matuto e Terra Brasil O primeiro “Violeiro Matuto” traz arranjos próprios para os grandes clássicos da música de raiz, como: Velha Porteira (Helio Alves e Ziltinho), Tardes Morenas de Mato Grosso (Valderi e Goiá), Meu Primeiro Amor (José Fortuna), Vaca Estrela e Boi Fubá (Patativa do Assaré) e outros.

 

O álbum intitulado “Terra Brasil”, de 2009, traz composições inéditas, em sua maioria de integrantes do grupo, tais como: BRINCADEIRAS NO SERTÃO (Sérgio Penna) PAGODE DO TIÃO (Fabíola Mirella), TERRA BRASIL (Sérgio Penna) que dá título ao CD, TEMPOS ATRÁS (Sérgio Penna). Destaque ainda para obras inéditas de compositores amigos como: AS 4 ESTAÇÕES (Pinho – Editor da Revista Viola Caipira), CABOU A LUZ (Fábio Sombra- escritor e pesquisador de cultura popular) e NÃO VI MAIS MEU CARRO DE BOI (Mumbuka- violeiro e compositor).

 

O Grupo é formado por cinco músicos e violeiros profissionais que se conheceram na escola de música CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim): Sérgio Penna (viola solo e voz), Cláudio Rugene (viola base e voz), Fabíola Mirella (viola base e voz), Wesley Naberezny (viola solo) e Vinícius Almeida (contrabaixo). Essa formação vem ganhando destaque pelos arranjos bem elaborados das quatro violas e contrabaixo com levadas diferentes e dos arranjos vocais dos três cantores, com linguagem e estilo inconfundíveis, que executam com simplicidade e maestria. Em espaços maiores, o grupo complementa-se com percussão e acordeom.

 

Quem quiser conhecer o Grupo Violeiros Matutos e aprender viola caipira, poderá encontrá-los no

Rancho dos Matutos.

 

Rua Doutor Zuquim, 80 - Santana - São Paulo - SP - CEP: 02035-020 - Fone/Fax: (11) 2950-0792 - Cel: (11)9823-1110

 

INTEGRANTES DO GRUPO

 

 

SÉRGIO PENNA: Mineiro de Santa Rita de Jacutinga, violeiro, cantor e compositor. É professor de viola e criador do grupo Violeiros Matutos, onde atua como violeiro solo e vocalista.

Passou a infância típica de menino do interior mineiro, no cotidiano do sítio onde nasceu e cresceu ouvindo causos e música no radinho de pilha, daqueles que eram seus ídolos e pioneiros da tradição caipira como Tião Carreiro e Pardinho, Liu e Léo, Tonico e Tinoco, entre outros. Em 1993, como tantos que saem de suas cidades para tentar a sorte na cidade grande, Sérgio mudou-se para São Paulo já como músico viajando pelo interior do estado. Cursou viola caipira de 2000 a 2005 na escola CEM - Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, desenvolveu seu estilo próprio de tocar e decidiu convidar alguns músicos para fundar os Violeiros Matutos, um grupo típico de resgate e preservação da cultura caipira, com músicas que relatam o dia-a-dia do homem do campo, com estilo próprio e cativante. Assim surgiu o grupo.

 

www.myspace.com/violeirosergiopenna

 

 

FABÍOLA MIRELLA: Nasceu na capital paulista e aos 14 anos iniciou um curso básico de violão popular. Sempre foi apaixonada por música, especialmente pela viola caipira quando, aos 18 anos, teve o seu primeiro contato com o instrumento ao entrar para a Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, na época regida pelo violeiro Braz da Viola. Cursou a escola de música CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim), o Centro Paula Souza – curso técnico de música, leciona Viola Caipira desde 2004 e é integrante do Grupo Violeiros Matutos atuando como compositora, violeira e vocalista. Fundou em 2008, a Orquestra Feminina Viola de Saia da qual é regente. Seu maior desafio e objetivo é preservar a cultura do Brasil e manter viva a viola caipira, sua grande paixão.

 

www.myspace.com/fabiolamirella - www.fabiolamirella.blogspot.com

 

 

CLÁUDIO RUGENE: Paulistano, de origem nordestina, trás nas veias o gosto pela música de raiz. Tem como ídolos Luis Gonzaga, Tião Carreiro, Liu e Léu entre outros. Interessado e conhecedor da música brasileira entrou para o mundo da viola cursando a escola de música CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim) por três anos a partir do que ajudou a formar o grupo Violeiros Matutos. É vocalista, violeiro e também toca sanfona.

 

 

WESLEY NABEREZNY: Nascido em São Paulo e crescido parte no interior, engenheiro em formação, Wesley é um dos violeiros e professor de viola caipira que conseguiu seu espaço no grupo com a rápida desenvoltura com o instrumento. Executa solos dando mais beleza às canções. Cursou viola caipira na escola CEM – Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.

VINICIUS ALMEIDA: Baixista, professor de violão e contrabaixo. Com experiência em estúdio, atua no Estúdio C.M.F Núcleo Musical onde já gravou artistas de vários estilos, inclusive o grupo Violeiros Matutos. Vinícius entrou para o grupo para unir o som do baixo ao som da viola, resultando harmonias agradabilíssimas de ouvir.

 

2018  Casa dos Violeiros