logotype

A Casa dos Violeiros homenageando e
contando um pouco da história de seus moradores e visitantes.

João Araújo
Violeiro

 

 

Conheça seu trabalho clicando no link:
http://www.violaurbana.com/

 


João Araújo é músico, produtor e gestor cultural.
Nascido em Contagem / MG, desde 1979 vem tentando aprender a cantar, tocar (viola, violão e cavaquinho), escrever, registrar e fazer cultura no Brasil.
Criador do trabalho de preservação músico-cultural “Pesquisa Viola Urbana”, já produziu e lançou sobre o tema 02 CDs (2005 e 2008) e um DVD (2010), Sempre pelo seu selo “Viola Urbana Produções”.
Sua carreira engloba ainda CDs como “Imaginário Roseano” (2008), “Viola Brasileira em Concerto” (2012), “Trem” (2013) e “Lagoa do Peixe” (2013).
Atua em dezenas de trabalhos de terceiros como supervisor de produções fonográficas.

 



Projetos futuros: CD autoral de viola sobre o livro “João Pança” , o terceiro CD da série “Pesquisa Viola Urbana” e lançamento do livro “A vida fácil (?) do músico da noite”.
Já se apresentou em vários programas nacionais, com destaque para “Sr. Brasil” (Rolando Boldrin - SP), “Sem Censura” (Leda Nagle - RJ), “Nordeste Caboclo” (Carneiro Portela – CE), “Viola Brasil” (Chico Lobo - MG) – entre outros - e em palcos de vários Estados do Brasil como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Espírito Santo, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul.
Desde 2004, disponibiliza no portal próprio (www.violaurbana.com) informações completas sobre toda a sua carreira, além das atualizações dos segmentos da Pesquisa Viola Urbana.


 

http://www.violaurbana.com/


Foi produtor e apresentador do programa de rádio “Violando...” em 2009.
Em 2012 lançou o livro “João Pança: pedrinhas de ouro que só faltou Dr. Rosa contar...” – prefaciado por Olavo Romano – com histórias sobre o avô de João, um violeiro dos batuques da cidade de Cordisburgo / MG.
É o fundador da empresa “Viola Urbana Produções”, que atua na gestão de projetos como “Festival Mineiro de Viola”, “Prêmio Nacional de Excelência da Viola”, “Memória Maria Helena Buzelin” e outros.
Ganhador do Prêmio de Excelência da Viola (2011 e 2013) e do Prêmio Cícero de Excelência Gráfica em 2012 (pelos encartes do CD “Pesquisa Viola Urbana”).


João Araújo e Fernando Deghi

 
 

Downloads de João Araújo

Saudação de um caipira
Violando Fronteiras

 

A Casa dos Violeiros lhe deseja muito mais sucesso!

2018  Casa dos Violeiros