Violeiro Goiano
Da Dupla Goiano e Paranaense
Neres | & | Nerci |
Valdomiro Neres Ferreira (Goiano) | Valdo de SOuza (Valdo Viola) |
Ambos de Goiânia e lá formaram a dupla em 1978 onde cantaram até por volta de 1980, quando o Nerci resolveu ir para São Paulo tentar a sorte. Após uns 08 meses, Neres chamou o Nerci de volta para Goiânia e recomeçaram a dupla, agora com o nome de " NERES E NERINHO".
Passados alguns meses, a dupla resolveu então tentar a sorte em São Paulo onde se congraçaram com outros violeiros de nome e em especial o mestre Tião Carreiro, que em particular, se encantava com os acordes que o Neres (Goiano) tirava da viola.
Conheci-os em São Paulo, na oportunidade em que se apresentavam no antigo Recanto Goiano, do mano Divino Augusto Magalhães, na Rua Rocha, Bela Vista. Travamos amizade e tivemos a oportunidade de estarmos juntos por bastante tempo.
A dupla não chegou a gravar disco juntos e acabaram se separando novamente. O Neres formou então a dupla Goiano e Paranaense(João) e Nerci(Valdo Viola) com seu irmão
Valdinho. Isto por volta de 1983.
O Valdo Viola já gravou 3 cds com seu irmão e faziam apresentações em canais de Televisão, Raul Gil, Inezita Barrosos, Geraldo Meirelles e outros tantos pelo interior dos estados, tocando com seu irmão, viola e violão a quatro mãos.
Atualmente, o Valdo Viola é um dos violeiros de estúdio bem requisitado para gravações em estúdio, está preparando um CD de solos de viola e apoiando musicalmente a dupla de seus irmãos " Matheus e Ariel". Mas sobre eles estarei comentado posteriormente.
Paranaense
João Roberto Alonso
A dupla Goiano e Paranaense lançou o primeiro disco em 1988, neste meio tempo, entre shows de lançamento e outros eventos, sofreram um acidente de carro, proximo a Orlândia, na região de Ribeirão Preto. O Goiano, que estava dormindo no banco de trás do carro, foi atirado para fora do mesmo e sofreu lesões na região da garganta. Em função disto, praticamente sem fala e impossibilitado de cantar, por quase 02 anos. o Goiano conheceu o Dr. Paulo Fontes, que com suas mãos guiadas por Deus, reestabeleceu a saúde vocal do Goiano, que pode com o Paranaense, gravar por volta de 1994, o segundo disco da carreira da dupla. Ao todo a dupla gravou, até o presente momento, 05 discos. Estiveram presentes em 08 gravações de discos diversos e participaram da gravação do DVD "100%" Caipira, junto com grandes expoentes da música de Raíz. A Casa dos Violeiros parabeniza o excelente trabalho que Goiano e Paranaense vem desenvolvendo por este mundão de Deus. São dignos representantes da nossa música raíz. Pessoalmente, desejo aos meus amigos, Goiano e Paranaense, os mais sinceros votos de muita paz, saúde, tranquilidade e muito sucesso. Com certeza, merecem!!!
Discografia
1° CD 1988 Destaque para a música - Princesa
2° CD 1994 Destaque para a música - O Doutor e o Caipira
3° CD 1998 Destaque para a música - A Sereia e o Negod'agua
4° CD 2000 Destaque para a música - O Poder do Criador
5° CD 2003 Destaque para a música - Minha vida, minha luz
Abraços a todos e até a próxima...
Cleber Vianna |