logotype

Maminha Recheada

Casa dos Violeiros.com "Essa casa também é sua!!"

 

MAMINHA RECHEADA

INGREDIENTES

1 peça de maminha bovina de mais ou menos 1,300Kg
1 cebola média ralada
100 gramas de azeitona preta (sem caroço) picada
1 xícara de salsa picada
50 gramas de bacon em fatias
200 gramas de provolone em tiras
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Cordonê para culinária (barbante)

 

MODO DE PREPARO

Limpe a maminha, livrando-a da gordura. Abra a peça com cuidado para não furar, fazendo com que se transforme numa manta. Salgue a gosto dos dois lados. Coloque a parte até então externa para cima, para receber o recheio.

Recheio

Espalhe a cebola ralada, a salsa, o bacon, as azeitonas e, por último, o queijo provolone. Salpique a pimenta do reino e enrole firme. Em seguida, amarre com o cordonê. Ficará no formato de um bife à rolê gigante. Coloque o óleo em uma panela para aquecer. Doure bem a maminha. Após dourar, vá adicionando lentamente, conforme a necessidade, água quente até a carne estar macia (30 a 40 minutos). A receita pode ser feita também com uma peça de ponta de alcatra.

As ervas finas podem ser encontradas nos mercados e lojas especializadas. O cordonê (barbante) é 100% de algodão pelo risco de outro produto derreter na panela. Trabalhe o caldo do cozimento da carne para que possa no final (com a carne pronta e fora da panela) transformar-se em molho ferrugem para colocar sobre a carne fatiada.

 Após o cozimento, tire com cuidado o cordonê e fatie a carne.

Adicione o molho do cozimento e bom apetite.

Esta receita acompanha muito bem arroz branco e salada ou massas.

 

 

2018  Casa dos Violeiros